O Vento da Tarde – Festival de Filmes de Formação tem como objetivo promover reflexões sobre as possibilidades de contribuição do cinema para os processos educacionais, dando visibilidade às produções audiovisuais de jovens realizadas no âmbito de experiências de formação. A programação do Vento da Tarde inclui debates, exibições de filmes e encontros de profissionais dos campos do audiovisual e da educação, com vistas a mobilizar novas inspirações metodológicas de aprendizagem, a partir das práticas audiovisuais. No momento em que o Congresso Nacional debate o Projeto de Lei 3342/23, que institui a Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio, e em que se regulamenta a Lei 13.006/14, na qual se afirma que a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo obrigatória, no mínimo, 2h de exibição mensais; o Vento da Tarde cria um espaço privilegiado para o debate em torno do cinema e educação no estado do Ceará. A programação está prevista para acontecer entre os dias 17 e 21 de setembro e se divide em três mostras principais:
Mostra Aracati – Exibição de filmes realizados no âmbito de experiências de formação de nível superior, técnico e cursos livres com, no mínimo, 120 h/a. As produções serão selecionadas por um júri especializado e concorrem ao Prêmio Aracati, nomeação que evoca o mais cultuado vento do imaginário sertanejo do Ceará.
Mostra Aragem – Cinema nas Escolas – Apresenta filmes realizados em escolas do Ensino Médio em todo o território brasileiro. A sessão possui curadoria em parceria com a Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual.
Mostra Filme de Formação – A mostra traz ao público filmes que foram inspiradores para realizadora/es com trajetórias já consolidadas estimulando o debate sobre os respectivos processos pessoais de formação e criação.
